“O piano é uma extensão do meu próprio corpo” - Nobuyuki Tsujii (辻井伸行) é um pianista clássico e compositor japonês, [...] nasceu em Tóquio, [...] com um transtorno do desenvolvimento dos olhos, a microftalmia, que o deixou completamente cego. No entanto, a deficiência visual não ofuscou seu incrível e precoce talento para a música. [...]
Ao tocar Chopin, Nobuyuki Tsujii emocionou, levando literalmente o público, os jurados e os integrantes da orquestra, às lágrimas.
Ele também compôs músicas para as vítimas do terremoto e tsunami de 11 de março de 2011 e chegou a visitar os locais do desastre.
Nobuyuki Tsujii enxerga com o coração.
Segundo Van Cliburn, pianista conhecido por ter vencido o Concurso Tchaikovski em 1958 em Moscou, no auge da Guerra Fria: “Milagre é a única palavra para descrevê-lo. Nobuyuki é efetivamente um ato de Deus. Sua performance é divina e tem o poder da cura”.
[...] Embora seja cego desde o nascimento, Nobuyuki tornou-se um compositor e um intérprete excepcional. A magia de está no seu coração, e não nos olhos. A cegueira não impede este fabuloso artista “enxergar” o público quando ele entra em uma sala de concertos.
[...] Sua interpretação é tão sensível que é difícil as pessoas não se emocionarem. No documentário, Rosen apresenta o pianista como uma inspiração para que outras pessoas com deficiência nunca deixem de lutar pelos seus sonhos.
John Giordano, maestro de uma Orquestra Sinfônica e presidente do júri durante a competição Cliburn, disse em 2010: “Ele é incrível. Nós fechamos os olhos e é tão fenomenal que é difícil segurar as lágrimas. Nobu tocou a “Hammerklavier” Sonata No. 29 de Beethoven, que tem duração de uma hora, sem falhar uma única vez. Qualquer um que fizer esse feito já é extraordinário, agora imagine alguém cego que aprendeu de ouvido! É surreal”. [...]
Ele tem uma legião de fãs que carinhosamente o chamam de “Nobu”. Suas apresentações em grandes arenas sempre estão lotadas.
Assim que descobriram o precoce talento do filho, seus pais incentivaram-no o máximo que puderam. Com certeza isso contribuiu para que este artista pudesse transcender a música e passar para a humanidade uma lição muito bacana sobre esperança e superação." - Fonte: Japão em foco.
"Você é uma Estrela viajando e emocionando a muitas centelhas na vastidão das dimensões, com todo o potencial de milagre que existe e simplesmente por ser quem é: LUZ. Brilhe!" 💗 - Cláudia Sampaio. Artigo: